A Rússia se transformará na sexta economia mundial no final do ano, anunciou neste domingo o vice-primeiro-ministro do governo russo, Igor Shuvalov. A declaração foi dada durante seu discurso no Fórum Econômico de São Petersburgo.
"A Rússia está se desenvolvendo. No final de ano seremos a sexta economia mundial. Já esquecemos a grave crise da década passada e traçamos novos objetivos", disse Shuvalov, que ocupa a cadeira abaixo do ex-presidente Vladimir Putin.
Shuvalov ressaltou que a Rússia é "um membro com plenos direitos do clube de maiores economias do mundo", segundo a agência Interfax.
"Queremos ser um país com instituições democráticas modernas, com uma estrutura econômica pós-industrial e nos converter em um dos centros financeiros internacionais", disse.
No entanto, negou que a Rússia queira retomar a concorrência com o Ocidente, segundo o lema soviético de "alcançar e superar", já que isso unicamente conduziria a "mimetismos desafortunados".
Segundo o Fundo Monetário Internacional, a Rússia é atualmente a 11ª economia do planeta, atrás dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, China, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Canadá e Brasil.
da Efe, em São Petesburgo (Rússia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário