sábado, 15 de novembro de 2008

G20 repete foto oficial devido a atraso de presidentes da Argentina e México


da Efe, em Washington

Foto oficial do início da sessão de trabalho dos líderes da cúpula do G20 (que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) neste sábado teve que ser refeita por causa do atraso dos presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e do México, Felipe Calderón. As imagens da foto oficial foram retransmitidas por circuito fechado de televisão, e a primeira tomada foi tão rápida que quase não deu tempo de ver quem estavam presentes.

De fato, após os primeiros flashes, os governantes saíram rapidamente, mas tiveram que voltar para posar nas escadas do Museu Nacional da Construção (NBM, em inglês), em Washington. O motivo passou despercebido nas imagens de televisão, mas, na verdade, faltavam os presidentes da Argentina e do México, algo que pode ser observado na foto do "antes" e do "depois".
Gerald Herbert/AP
Presidentes e chefes de Governo dos países do G20 posam para foto em reunião da cúpula, neste sábado, em Washington
Presidentes e chefes de Governo dos países do G20 posam para foto em reunião da cúpula, neste sábado, em Washington

Os presidentes e chefes de Governo voltaram a seus lugares conversando de maneira relaxada, mas também houve alguma irritação por parte de alguns dos presentes. Por enquanto, não se sabe o motivo da demora dos dois líderes latino-americanos, pois eles já estavam na sede do museu, aonde tinham chegado minutos antes, como os outros dirigentes.

A reunião foi convocada em Washington para tentar resolver a crise financeira mundial e colocar as bases de uma nova ordem econômica internacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo país preside atualmente o G20, ficou à direita de Bush e o presidente da China, Hu Jintao, à esquerda.

Nenhum comentário: