terça-feira, 18 de novembro de 2008

G20 quebrou hegemonia de países ricos nas decisões políticas

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a reunião do G20 foi uma mudança nos paradigmas das relações multilaterais entre todos os países. Segundo Lula, antes da crise financeira, apenas os países muito ricos determinavam a "lógica da política internacional", e que isso mudou com a reunião dos grupo que reúne países ricos e emergentes.

"Fiz questão de lembrar que dessa vez a crise está exatamente nos países ricos, a crise está no G8. Se eles quiserem ajudar os países pobres, não precisa gastar muito dinheiro, é só recuperar suas economias", disse o presidente.

Lula contou que pediu aos colegas que seja criada uma regulamentação que obrigue o sistema financeiro a investir recursos no setor produtivo, para estimular a geração de emprego e renda.

"Até contei um caso meu, disse para eles que, quando eu trabalhava na fábrica, se eu quisesse comprar uma televisão e meu salário não permitisse, eu tinha que fazer hora extra. Como pode alguém ficar bilionário sem produzir um prego?"

O presidente disse ainda que, nos seis anos de seu governo, essa foi a reunião multilateral mais importante da qual participou. Ele comemorou o fato de o grupo ter tomado a decisão de concluir a Rodada Doha até dezembro.

"Seria um sinal extraordinário de enfrentamento da crise financeira que vive um problema de crédito muito serio", concluiu.

Nenhum comentário: