terça-feira, 20 de setembro de 2016

Camapuã é destaque de maior adesão no 'ABC Cerrado'

Buscando estimular os produtores a implantar práticas de baixa emissão de carbono e ao mesmo tempo obter retorno econômico com mais sustentabilidade, o Sindicato Rural de Camapuã (SRC) implantou no município, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), o programa de Agricultura de Baixo Carbono no Cerrado (ABC Cerrado). Cinco turmas já foram iniciadas e receberão assistência técnica gratuitamente.

As capacitações possuem foco em quatro principais tecnologias, a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas. O projeto está sendo desenvolvido em oito Estados do bioma cerrado e a meta, para os quatro anos do programa, é capacitar aproximadamente 12 mil produtores rurais e levar assistência técnica a 2.000 propriedades.



“Camapuã foi o município com maior adesão de produtores rurais em Mato Grosso do Sul, são 60 produtores inscritos nas tecnologias de recuperação de pastagens degradadas e integração lavoura, pecuária e floresta. Queremos levar a estes produtores, seus familiares ou funcionários os benefíciosprodutivos, ambientais e econômicos na utilização de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária, além disso, ofertar assistência técnica gratuita durante 18 meses, promovendo a adoção de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária por meio da transferência de tecnologia e gerenciamento da atividade, contribuindo para o aumento da renda do produtor rural e a redução da emissão de gases do efeito estufa”, explica a agrônoma e Coordenadora do ABC Cerrado no Estado, Vanusa Borges.



Para a Flávia Ribeiro, filha de produtores rurais e sócios do Sindicato, participar do programa foi uma chance de aprimorar os conhecimentos no setor agropecuário sendo importante no momento em que a propriedade vive a sucessão familiar.



“Estou começando a administrar a propriedade de minha família e vi no curso uma oportunidade em aprimorar meus conhecimentos que até então eram básicos. Através do programa, pude conhecer melhor minha atividade e consequentemente buscar melhorar nossa produtividade. Depois de participar do curso, passei a entender que é possível implantar um novo sistema e através dele obter bons resultados e aumentar o retorno da minha produção”, ressalta Flávia.



Novas turmas deverão ser abertas no próximo ano. Mais informações poderão ser obtidas diretamente no Sindicato pelo telefone (67)32861168.



 

Camapuã News 

Postado por Carlos PAIM

Nenhum comentário: