sábado, 30 de janeiro de 2010

Fórum Social termina em Porto Alegre sem documento oficial

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O Fórum Social Mundial terminou ontem em Porto Alegre sem um documento final. Nem a tradicional marcha de encerramento pelas ruas ocorreu.

A marcha não saiu porque as discussões promovidas por sindicatos e movimentos sociais, pela manhã, na Usina do Gasômetro, estouraram o tempo. Entre 12h e 13h, sob o sol forte, a multidão reunida no evento se dispersou aos poucos.

A dispersão espontânea da passeata é o símbolo desta edição do FSM, que nasceu em Porto Alegre há 10 anos.

Por causa da extrema diversidade das correntes que formam o FSM, os militantes preferiram não reunir as discussões em um documento final.

Ontem, por exemplo, o seminário que se propunha a fazer um balanço das atividades em Porto Alegre foi marcado por uma profusão de discursos sobre temas tão distintos quanto a abertura dos arquivos da ditadura brasileira, aquecimento global ou a situação de etnias indígenas no Equador.

Para o sociólogo Emir Sader, o protagonismo de organizações não governamentais, que encaram o FSM como uma oportunidade de intercâmbio de ideias, dificulta a articulação das experiências de governos de esquerda latino-americanos e dos movimentos sociais contrários ao capitalismo.

João Pedro Stedile, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), disse que o "jogo não se ganha no vestiário [FSM], mas no campo [mobilização nas ruas]".

Movimentos sociais e centrais sindicais, entretanto, conseguiram formular ontem o seu próprio documento final, estabelecendo um calendário de mobilizações.

Membro da comissão internacional do FSM, a antropóloga Moema Miranda contesta o esvaziamento do encontro.

Segundo ela, o caráter de "encontro e reconhecimento da diversidade" dá força ao FSM atualmente porque "o neoliberalismo não tem hoje uma grande bandeira a oferecer".

"Não dava para fazer uma síntese pegando três ou quatro pontos e pretendendo recolher essa diversidade e pluralidade toda, para não ser reducionista", disse Miranda, sobre o FSM não ter tirado um documento final. Segundo ela, uma síntese sairá em um ou dois meses.

A dispersão foi também geográfica. Os cerca de 27 mil participantes inscritos, de 2.000 organizações, se pulverizaram em 915 atividades em seis cidades do Rio Grande do Sul.

O FSM encerrado ontem é o primeiro de 27 encontros similares que ocorrerão ao redor do mundo. Desde 2006, a organização alterna um evento centralizado em uma única cidade com um um ano de eventos espalhados pelo mundo.

Hoje e amanhã, Salvador recebe sua versão do Fórum.



Nenhum comentário: